Lembra quando estudávamos em Ciências Biológicas a respeito das partes e funções da árvore? Caso não, voltarei um pouco nas aulas para que possamos adentrar no conteúdo de hoje.
Uma árvore possui: Raiz, caule, folhas, flores e frutos. Algumas não têm flores ou frutos, mas todas precisam de raíz, caule e folhas, pois precisam de sustentação, meios de absorção, e também de algo que possa lhes proporcionar alimentos.
Mas por quê nem todas possuem frutos e flores?
Flores são responsáveis pela reprodução das plantas, já os frutos são resultado desta reprodução. Então nem toda planta precisa se reproduzir? Não é bem isso. Mas algumas plantas vão ser diferentes. Por exemplo, uma samambaia, se reproduz por esporos, e não por sementes, frutos e flores.
Outras questões que também impedem de árvores terem flores e frutos são:
-
Estarem em condições climáticas não favoráveis para o desenvolvimento destes;
-
Serem colhidas antes de gerarem frutas, como no caso da alface, que são retiradas antes de surgirem suas flores;
-
Algumas flores e frutos surgem em um período rápido e curto e se não houver atenção nossa iremos perder esses momentos;
-
Algumas morrem antes de conseguirem se reproduzir e assim dar flores e frutos.
Ok. E onde tudo isso nos leva?
Em João 15,2.8 Jesus afirma que Ele é A Videira e nós, estando Nele, damos frutos. Porém é no verso 8 que Jesus demonstra como Deus é realmente glorificado: Quando damos muitos frutos e quando nos tornamos Seus discípulos. Com isso concluímos algo essencial: Não basta querer estar em Jesus para apenas fazer coisas, ou seja dar frutos. É preciso estar Nele e seguir o caminho de ser discípulo.
Quando olhamos para a natureza, vendo o motivo de algumas árvores não conseguirem dar frutos e flores, podemos compreender essa realidade que Jesus nos diz sobre estar e ser Nele. Nós podemos estar em uma Árvore de raiz firme, com um caule que sustenta e faz crescer, com folhas que fornecem alimento, porém se não há frutos e flores significa que:
-
Estamos nos reproduzindo de formas diferentes daquilo que A Videira nos diz;
-
Não estamos em um local favorável para que os frutos se desenvolvam;
-
Estamos colhendo antes do tempo;
-
Estamos deixando morrer antes que haja reprodução.
Além destes 4 fatores correlacionados com a biologia natural, é possível que estejamos apenas sendo desatentos, não enxergando as flores e frutos que surgem na Árvore.
Nós precisamos tomar posse entendendo que não estamos em qualquer árvore, mas em uma videira. A videira é a árvore que produz uvas, então quando Jesus diz que é a Videira significa que vai ter fruto e flor sim! Porém se nós, que acreditamos estar Nele, não estamos produzindo esses frutos é preciso retornar aos pontos acima e pensar o que está caminhando de forma errada.
Não acredito que Jesus, sendo A Videira, estaria em um ambiente de condições que impedissem de frutificar. Mas sei que nós por vezes dificultamos a frutificação. Tentamos nos reproduzir de forma oposta ao que Ele nos diz, e caso tenhamos esquecido uma reprodução só ocorre a partir de relação e intimidade. Talvez eu e você estejamos em Jesus, mas não esteja ocorrendo uma real intimidade com Ele, impedindo que a reprodução aconteça e assim, como a árvore que morre antes de haver reprodução e assim frutos, nós também vamos proporcionando morte ao nosso redor, quando na verdade, ao sermos chamados por Ele, deveríamos ser aqueles que glorificam a Deus produzindo vida.
É chegado um tempo de estar em Jesus, ser íntimo Dele, e sermos seus discípulos. E para ser discípulo é preciso ser como Ele, que é a Árvore sempre a beira do rio, dando frutos e sem folhas murchas (Sl 1). Falando em folhas quero finalizar esse conteúdo falando sobre elas, não só dos frutos.
A folha é aquela que faz a fotossíntese, para que a árvore tenha seu próprio alimento, ou seja, vida. Como você tem sido alimentado? Você tem valorizado tudo que A Árvore da Vida concede, inclusive o alimento físico, mas principalmente espiritual? Talvez a falta dos frutos que os ramos, que somos eu e você, não têm gerado também seja por termos esquecido de nos permitir sermos nutridos por Ele.
As folhas, como cada parte da planta, é essencial e gera vida. Mas, claro, depende da folha. Por exemplo, a folha de figueira gera queimadura à pele, e adivinha o que Adão e Eva usaram para cobrir-se ao saírem do Éden? Sim, folhas de figueira! Tenha atenção ao o quê você tem se alimentado, pois pode estar gerando morte e sofrimento, ao invés de vida. Em Apocalipse 22,2 finalizamos esse conteúdo trazendo ânimo de que sempre há a Árvore da Vida para produzir frutos e também com folhas que curam:
‘’No meio da praça e em ambas as margens do rio cresce a árvore da vida,frutificando doze vezes por ano, produzindo cada mês seu fruto, e suas folhas servem para curar as nações’’ Ap 22,2
Permaneça na Árvore. Relacione-se com Ele e seja íntimo, pois é na intimidade que há reprodução e frutificação. E se tem sido folhas de dor a serem seu alimento, retorne seus olhos para a esperança de que as folhas da Árvore da Vida estão a curar, e não somente a mim e a você, mas todas as nações. Ah, e claro: Frutos sozinhos não agradam a Deus. Mas frutos com discipulado. O ramo que permanece, é nutrido, se relaciona com as demais partes da Árvore e que sabe que só realiza o que realiza por conta Dela, então esse sim glorifica a Deus.