“Mas no princípio da criação Deus os fez homem e mulher por esta razão o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e os dois se tornarão uma só carne. Assim eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto o que Deus uniu ninguém o separe. ”
Marcos 10,6-9
Quando o senhor nos chama a viver o sacramento do matrimônio é desejo do Seu coração que abracemos o entendimento de que seremos uma só carne. E quem fere a própria carne? Quem se mutila ou se autodestrói? Quando o Senhor nos diz para sermos uma só carne, Ele nos pede para sermos um só. Cuidando, amando, respeitando o outro como a si mesmo. É olhar para o outro e entender que suas dores, seus medos, suas angústias também são minhas. Que a sua felicidade, o seu sucesso, as suas conquistas, também são minhas. É permanecer lado a lado, buscando e lutando pelos mesmos sonhos. Incentivando, encorajando e principalmente orando um pelo outro. Sim orando, a oração é a maior prova de amor que você poderá dar alguém. Quando se reza, quando entrega a vida do outro a Deus, você está o entregando, confiando sua vida ao amor mais supremo e perfeito. Você o coloca diante dos melhores cuidados. E é isso que fazemos por quem amamos, sempre desejamos dar o melhor. Assim como Deus faz por nós.
Casamento é sinônimo de esvaziamento, de despojamento. Onde é necessário que eu me esvazie de certos comportamentos, sentimentos e pensamentos, para que o outro seja feliz. É isso mesmo, para que o outro seja feliz. Se você hoje vive um relacionamento para você alcançar uma felicidade pessoal, você está vivendo um relacionamento de maneira errada. Em um casamento, um busca fazer o outro feliz, e minha felicidade será uma consequência da felicidade do outro. Porque assim, enquanto você se empenha para fazer o outro feliz, ele se esforçará por você. O sentido do matrimônio é os dois caminharem na mesma direção, no mesmo sentido, um ao lado do outro, e essa é a graça de viver o matrimônio, é os dois se apoiarem, se fortalecerem. E olha que bênção você poder caminhar ao lado de quem se ama. Deus é perfeito em tudo que faz, e nos chama a caminhar juntos por reconhecer nossas limitações e saber que precisamos da intercessão do outro para prosseguir.
Para alcançarmos as graças de Deus em nosso relacionamento é preciso que haja entrega de vida a Ele. É importante que na minha intimidade com o Senhor eu permita que Ele revele meus limites e me capacite para que eu saiba lidar com eles. Respeitar às diferenças do outro e amando-as, me fazendo crescer no entendimento que todos somos limitados e passíveis ao erro. É importante que eu aprenda a ceder. O orgulho só alimenta um ego inflamado. Até por que, num relacionamento a dois, não pode haver espaço para orgulho. Tudo é aprendizado, tudo é crescimento. É graça.
Vivemos em um mundo onde atualmente não se valoriza tanto o casamento. Quando não dá mais certo, só separar. As pessoas desistem muito fácil um do outro. Se não deu certo, divorcia, e “vida que segue”. Mas não é esse o desejo de Deus para nós. Ele deseja que lutemos uns pelos outros, que nos respeitemos, valorizemos o outro e que possamos insistir naquele que Ele reservou para nós. Como nos é falado: O que Deus uniu, ninguém separa. Que saia de nosso coração qualquer entendimento contrário que esse da parte de Deus. Nosso casamento é sagrado, lutemos por ele. Oremos por ele e coloquemos a disposição do Amado. Pedindo sempre sabedoria e discernimento para que possamos conduzi-lo segundo Sua vontade. Seus preceitos e direcionamentos.
Se hoje você vive um relacionamento em crise, confie no Senhor, deposite aos pés Dele suas angústia e peça a Ele que faça Seu milagre acontecer. Que lhe revele o que precisa ser feito para seu casamento ser salvo. Deus nos quer felizes, realizados dentro do nosso chamado. Às vezes vamos passar por turbulências, provações, mas confiantes Nele, tudo será superado, ultrapassado. E das situações ficará o aprendizado.
Rodolfo Bruno e Najara Mayara – Comunidade Kadosh