E o Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe corresponda”. Gn 2,18 e acrescentou “por isso deixara o homem o pai e mãe e se unirá à uma mulher e eles serão uma só carne.” Gn 2,24.  

Assim com estas palavras Deus criou a primeira família na humanidade, este entendimento é muito importante para percebemos o valor da família para Deus, onde ela está sem seus planos desde o início da Criação.

Se na criação Deus em seu imenso amor criou a família, através da Sagrada Família ele transbordou a sua misericórdia para com a humanidade nos dando o nosso salvador, que nascido da Virgem da Maria, Jesus tornou-se como nós em tudo, menos no pecado. Maria e José assumiram com fé e obediência os projetos que Deus tinha para humanidade, dizendo um sim verdadeiro para missão de conduzir a sua família em santidade para que as promessas de Deus fossem cumpridas através da vida do nosso salvador. Esta compreensão é importante para entendemos que a família sempre esteve nos planos de Deus, onde um homem e uma mulher unidos pelo casamento em Cristo formam com seus filhos uma família cristã que em comunhão com o Pai, o Filho e o Espirito Santo é convidada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo se tornando uma Igreja Doméstica com missão de levar o Evangelho para dentro da sua casa e para o toda humanidade. 

O Fortalecimento das famílias passa pelo entendimento pleno das responsabilidades dos seus membros: 

Pais o papel da educação dos filhos é tão importante que é quase impossível substitui-los. Os pais devem considerar seus filhos como uma graça que lhe foi dada por Deus, educando e sendo exemplo no cumprimento da lei de Deus e corrigindo quando necessário assim como diz a palavra:

“E vós, pais, não dei a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor” Ef 6,4 

Filhos respeitem seus pais, através deles o senhor te deu vida, são eles que te ensinarão as primeiras palavras e te guiarão nos primeiros passos, assim como diz a palavra:

“meu filho guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe, quando caminhares te guiarão, quando descansares, te guardarão, quando despertares, te falarão” Pr 6, 20-22

E por fim sabemos que as famílias têm passado por muitas provações nos tempos atuais, principalmente porque o mundo tem desviado a nossa atenção com coisas e preocupações que nos fazem perder o entendimento, retirando das famílias o seu valor e proposito de vida. Porém não tenhamos medo, a família continua sendo um valoroso projeto de Deus, ele não cancela nenhuma de suas palavras e como diz o Papa Francisco é através das Famílias que Deus derramará o seu Amor e o mundo será transformado.

Adriano Alves e Rafaela Gurgel (Comunidade Kadosh)