CHARIS

Serviço internacional de Comunhão.

"Talvez tenha chegado o momento para essa única corrente de graça - como vocês sabem, a definição não é minha: vem do cardeal Suenens - de ter um único serviço internacional, aqui em Roma, onde o ICCRS, a Fraternidade Católica e as outras realidades podem ser representadas igualmente com os mesmos direitos, e onde o Espírito Santo seria o guia e o único líder, o que não significa perder a identidade de ninguém, significa crescer na vida do Espírito, cada um com seu próprio carisma, em enriquecimento mútuo, todos nascidos do Espírito na mesma corrente de graça. Além disso, reforçar a unidade na Renovação Carismática Internacional, que, como vocês sabem, precisa ser reforçada." - Papa Francisco

Os textos a seguir foram extraídos do Estatutos do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (CHARIS). Você pode conferir o Documento na Íntegra clicando no botão.

É do nosso conhecimento que a Renovação Carismática Católica (RCC) é parte de uma corrente de graça ecumênica. Nasceu pela vontade soberana de Deus na Igreja Católica em 1967 e emergiu como fruto do Concílio Vaticano II.

Estima-se hoje que existem mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo que testemunham uma mudança de vida através da experiência com o Espírito Santo em um contato com a RCC. No entanto, esta graça do Espírito Santo com um caráter mundial e muitas expressões não é um único movimento unificado como outros. Ela não tem um fundador ou grupo de fundadores, mas é um trabalho soberano do Espírito Santo. É uma corrente de graça que permite que indivíduos, grupos, comunidades, atividades e ministérios se expressem de maneiras diferentes com diferentes formas de organização.

Um das características da RCC é a grande variedade de expressões e ministérios assim sendo uma unidade na diversidade. As várias expressões e realidades da RCC podem estar em diferentes etapas de desenvolvimento, no entanto com diferentes ênfases, elas compartilham da experiência fundamental do “batismo no Espírito Santo”, e defendem os mesmos objetivos gerais. Em alguns lugares a RCC organiza-se como um movimento Eclesial, mas a própria natureza da RCC expressa que somos diferentes de outros movimentos eclesiais. Na verdade o Cardeal Leon- Joseph Suenens, nomeado pelo Santo Padre Paulo VI em 1974 como conselheiro Episcopal da RCC, rapidamente reconheceu o que estava acontecendo: a “corrente de graça” foi inspirada pelo Espírito Santo para toda a Igreja. Ele disse: Interpretar a RCC como um movimento entre outros movimentos é interpretar mal a sua natureza; é um movimento do Espírito Santo oferecido a toda Igreja e destinado a rejuvenescer cada parte da vida da Igreja. (Cardeal Leon- Joseph Suenens, Maline documents).

Nome e Finalidade.

Catholic Charismatic Renewal International Service (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), também conhecido como CHARIS, é o organismo de serviço internacional para todas as expressões da Renovação Carismática Católica (RCC), uma corrente de graça cujo nascimento na Igreja em 1967 veio como um fruto do Concilio Vaticano II. Comum a todas as expressões da Renovação Carismática Católica é a experiência dos frutos de Pentecostes através de um derramamento de dons espirituais chamado batismo no Espírito Santo, envolvendo um encontro pessoal com Jesus Cristo como Salvador, uma abertura à palavra de Deus, para o exercício dos carismas e para a Evangelização no serviço fiel à Igreja. CHARIS promove e fortalece a comunhão entre todas as realidades carismáticas, fomentando um sentido de família mundial da Renovação Carismática Católica.

Reconhecendo a Renovação Carismática Católica como parte de uma corrente ecumênica de graça, CHARIS, é um instrumento para promover e trabalhar a unidade do corpo de Cristo, como expressada na oração de Jesus Cristo (João, 17).

Objetivos Gerais

Os objetivos gerais do CHARIS são:

a) Ajudar a aprofundar e promover a graça do batismo no Espírito Santo em toda Igreja.

b) Promover o exercício dos carismas não só na Renovação Carismática Católica, mas também em toda a Igreja.

c) Incentivar o aprofundamento espiritual e santidade nas pessoas que vivem a experiência do batismo no Espírito Santo.

d) Incentivar o compromisso com a evangelização, particularmente através da nova evangelização e da evangelização de culturas, respeitando a liberdade religiosa.

e) Encorajar a cooperação entre comunidades nascidas da Renovação Carismática Católica, visando fazer com que as comunidades específicas tornem-se disponíveis para o bem de todos.

f) Promover a dimensão ecumênica da Renovação Carismática Católica e fomentar o compromisso de servir à unidade de todos os cristãos.

g) Identificar e promover temas específicos que possam ajudar a aprofundar a graça de Pentecostes.

h) Incentivar redes e cooperações entre as realidades da Renovação Carismática Católica nas áreas de formação, evangelização, etc.

i) Promover o serviço aos pobres e ações sociais através da Renovação Carismática Católica.

j) Organizar treinamentos e oportunidades de formação, de acordo com as necessidades expressas pela Assembleia Geral.

k) Permitir que clérigos e religiosos possam aprofundar a sua experiência com a Renovação Carismática Católica e participar ativamente nela.

l) Fomentar a comunhão: entre indivíduos envolvidos em varias realidades dentro da Renovação Carismática Católica; com movimentos eclesiais que não se referem a esta corrente de graça; e com outras Igrejas Cristãs e Comunidades especialmente com aquelas que vivem a experiência de Pentecostes.

m) Organizar grandes eventos, colóquios, retiros para lideres, a fim de gerar partilhas e troca de experiências que fluem do Espírito Santo.

Os textos presentes até aqui foram extraídos do Estatutos do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (CHARIS). Você pode conferir o Documento na Íntegra clicando no botão.

"Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviastes. Eu lhes dei a glória que Tu me destes, para que eles sejam um, como nós somos um, eu neles e tu em mim. Sejam assim consumados na unidade, e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como amaste a mim." João 17, 21-23;

Os textos a seguir foram extraídos do Documento "CHARIS e o Ecumenismo" . Você pode conferir o Documento na Íntegra clicando no botão.

CHARIS e Ecumenismo

Desde o início, a Renovação Carismática Católica faz parte de uma corrente ecumênica de graça. O CHARIS é, portanto, de acordo com seus Estatutos, “um instrumento para promover e trabalhar pela unidade no corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo (João 17)” (preâmbulo). Um de seus objetivos mais importantes é “promover a dimensão ecumênica da Renovação Carismática Católica e promover o compromisso de servir a unidade de todos os cristãos” (art. 3f).

O que é ecumenismo?

O ecumenismo está buscando unidade entre todos os cristãos de diferentes igrejas e comunidades eclesiais. O fundamento é a nossa fé comum em Cristo e nosso batismo, no qual o pecado é lavado, nos tornamos filhos e filhas do Pai, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, parte da grande família de fé de todos os cristãos e colegas de trabalho de Cristo no seu Reino.

O Concílio Vaticano II convocou todos os católicos a se envolverem no ecumenismo: “Este Sínodo sagrado exorta todos os fiéis católicos a reconhecer os sinais dos tempos e a participar ativamente da obra do ecumenismo”. O Papa João Paulo II ensinou que entre os cristãos, “O que nos une é muito maior do que aquilo que nos divide”.

Vivendo o ecumenismo

A Renovação Carismática Católica é chamada especialmente para desenvolver laços com os cristãos que são batizados no Espírito Santo, participando da mesma corrente de graça. Algumas maneiras práticas pelas quais podemos nos engajar no ecumenismo:

1. Eduque-se no que nossa própria Igreja ensina sobre a unidade cristã, especialmente o Decreto sobre o Ecumenismo do Vaticano II e a encíclica de João Paulo II, Sobre o Compromisso com o Ecumenismo.

2. Ore por unidade, por outros cristãos e para a orientação e a sabedoria do Espírito Santo os alcançassem.

3. Aprenda a apreciar os dons que trazemos um ao outro de nossas respectivas comunhões de fé.

4. Cultive um profundo respeito pela consciência, liberdade em Cristo, pontos de vista e práticas um do outro.

5. Preste atenção às pequenas maneiras pelas quais nosso discurso ou ações podem ofender ou irritar nossos irmãos e irmãs cristãos e tentar evitar fazê-lo..

6. Faça da caridade seu objetivo ao se relacionar com outros cristãos. O amor vence muitas coisas.

7. Depois de ter um relacionamento com outros cristãos, procure maneiras de orar juntos e servir os necessitados juntos, especialmente os pobres, os doentes, os solitários, os marginalizados, os que sofrem e todos à margem da sociedade.

8. Procure maneiras de evangelizar e proclamar Cristo e o Evangelho junto com outros cristãos.

A Renovação Carismática Católica é chamada principalmente para esse tipo de ecumenismo: um ecumenismo relacional, um ecumenismo da vida ou ecumenismo do amor. Isso inclui desenvolver relacionamentos com outros cristãos, entender-se como irmãos e irmãs em Cristo, orar juntos e colaborar no evangelismo e serviço. Este é o tipo de ecumenismo que CHARIS deve promover.

Se você quiser saber mais, clique no botão para baixar um documento mais completo.

"Estamos celebrando “uma corrente de graça, corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica. Uma obra que nasceu … católica? Não. Nasceu ecumênica! Nasceu ecumênica porque é o Espírito Santo quem cria a unidade, e o mesmo Espírito que concedeu a inspiração para isso”.

- Papa Francisco, Vigília de Pentecostes, Circus Maximus, 3 de junho de 2017